Terça-feira, 17 de Novembro de 2009

aquele homem no espelho (poemas e reflexões)

http://mikkajaxxonpitchas.files.wordpress.com/2008/07/80s-man-in-the-mirror3.jpg

 

Eu quis mudar o mundo, então levantei-me de manhã e olhei para o espelho. Aquele que me olhava de volta disse, “Não resta muito tempo. A terra está sofrida com dor. As crianças estão a morrer de fome. As nações permanecem divididas pela desconfiança e ódio. Em toda parte o ar e a água foram sujos quase além da ajuda. Faz alguma coisa!”.
Aquele homem no espelho sentiu-se muito zangado e desesperado. Tudo pareceu uma desordem, uma tragédia, um desastre. Percebi que ele devia estar certo. Eu também não me senti terrível sobre estas coisas, tal como ele? O planeta é usado e deitado fora. Imaginar a vida terrestre apenas daqui a uma geração fez-me sentir pânico.
Não foi difícil encontrar as boas pessoas que queriam resolver os problemas da terra. Enquanto ouvia suas soluções, pensei, “Há muita boa vontade aqui, tanta quanta preocupação”. À noite antes de ir para a cama, aquele homem no espelho olhou de volta para mim seriamente, “Agora vamos chegar a algum lugar”, ele declarou. “Se todos fizerem sua parte”.
Mas não foram todos que fizeram sua parte. Alguns fizeram, mas pararam a marcha. Estavam a dor, a fome, o ódio, e a poluição quase a serem resolvidos? Desejar não basta - eu sabia. Quando eu acordei na manhã seguinte, aquele homem no espelho estava confuso. “Talvez não haja esperança”, ele sussurrou. Então um olhar sonso apareceu nos seus olhos e ele encolheu os ombros. “Mas tu e eu sobreviveremos. Pelo menos nós fazemos tudo certo”.
  Senti-me estranho quando ele disse aquilo. Havia algo muito errado aqui. Uma fraca suspeita cresceu em mim, uma que nunca tinha sido percebida tão claramente antes. E se aquele homem no espelho não sou eu? Ele sente-se separado. Ele vê problemas “lá fora” a serem resolvidos. Talvez eles serão, talvez eles não serão. Ele manter-se-á assim. Mas eu não sinto daquela maneira - aqueles problemas não estão “lá fora”, não realmente. Eu sinto-os dentro de mim. Uma criança a chorar na Etiópia, uma gaivota marinha a lutar pateticamente num derramamento do óleo, um gorila da montanha a ser impiedosamente caçado, um jovem soldado adolescente a tremer com terror quando ouve os aviões descolarem: Não está tudo isto a acontecer em mim quando eu vejo e ouço a respeito delas?
Na próxima vez que eu olhei no espelho, aquele homem que me olhava de volta começava a desvanecer. Era somente uma imagem depois de tudo. Mostrou-me uma pessoa solitária fechada num pacote bem arrumado de pele e ossos. “Eu terei pensado alguma vez que tu eras eu?” Eu perguntei. Eu não sou assim dividido e com medo. A dor da vida toca-me mas a alegria da vida é muito mais forte. E, sozinha, se curará. A vida é a cura da vida e tudo o que posso fazer pela terra é ser  sua amorosa criança.
Aquele homem no espelho contraiu-se, contorceu-se. Ele não tinha pensado tanto sobre o amor. Ver “problemas” era muito mais fácil, porque o amor significa completa auto-honestidade. Ai!
“Oh, amigo”, eu sussurrei, “achas que alguma coisa pode resolver problemas se não houver amor?”. Aquele homem no espelho não estava seguro. Estar sozinho por tanto tempo, sem confiar nos outros e a ser desconfiado por outros, fez com que se separasse da realidade da vida. “O amor é mais real do que a dor?” ele perguntou.
“Eu não posso prometer que seja... Mas podia ser. Vamos descobrir”, eu disse. Toquei o espelho com um sorriso aberto. “Não vamos ficar sozinhos outra vez. Serás meu parceiro? Ouço uma dança a começar. Vem”. Aquele homem no espelho sorriu timidamente. Ele estava a perceber que poderíamos ser os melhores amigos. Nós poderíamos ser mais calmos, mais amorosos, mais honestos um com o outro a cada dia.
Aquilo mudaria o mundo? Eu penso que mudará, porque a Mãe Terra quer que sejamos felizes e a amemos enquanto cuidamos das suas necessidades. Ela necessita de pessoas destemidas a seu lado, cuja coragem vem de ser parte dela, como um bebé que é valente o suficiente para andar porque a Mãe estende os seus braços para agarrá-lo. Quando aquele homem no espelho está cheio de amor para mim e para ele, não há espaço algum para o medo. Quando estávamos com medo e em pânico, paramos de amar esta vida nossa e esta terra. Dividimo-nos. No entanto, como alguém pode apressar-se para ajudar a terra se se sente dividido? Talvez a terra esteja a dizer o que ela quer e, ao não ouvir, nós recorremos ao nosso próprio medo e pânico.
Uma coisa eu sei: nunca me sinto sozinho quando sou a criança da terra. Eu não tenho que me agarrar à minha sobrevivência pessoal enquanto perceba, dia após dia, que toda a vida está em mim. As crianças e a sua dor; as crianças e a sua alegria. A ondulação do oceano sob o sol; o choro do oceano com óleo preto. Os animais caçados no medo; os animais explodindo com a mera alegria de estarem vivos.
Este sentido “do mundo em mim” é como eu sempre me quero sentir. Aquele homem no espelho tem suas dúvidas às vezes. Então eu sou terno com ele. Todas as manhãs toco o espelho e sussurro, “Oh, amigo, eu ouço uma dança. Serás meu parceiro? Vem”.

 

"That One In The Mirror"

poema de Michael Jackson

livro "Dancing The Dream - Poems And Reflections"

1992

 

 

publicado por mafalda às 08:27
link | comentar | favorito
5 comentários:
De Sorriso a 17 de Novembro de 2009 às 17:01
Numa palavra apenas: bonito! :)

Beijinhos :)
De mafalda a 17 de Novembro de 2009 às 21:35
:)
ele não era só música e dança... também era prosa :)
beijinhos.

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Porquê Agora?

a pergunta que mais tenho ouvido e que eu própria faço é: porquê agora? porquê mostrar admiração depois de ele já ter partido? e a reposta é simples e directa: porque ele era nosso, era um dado adquirido... mas nesta vida nada pode ser dado como certo e é nestes momentos que percebemos quão ténue é o fio que nos liga a este mundo. há uma certa tendência para darmos valor depois da perda e, em parte, é disso que se trata. ELE PODE TER PARTIDO MAS JAMAIS MORRERÁ

.Junho 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
26
27
28
29
30

.posts recentes

. um ano

. sem dúvidas...

. billie jean

. não estou esquecida...

. a homenagem a Michael nos...

. mais uma homenagem vinda ...

. ousar sonhar

. tradução de thriller

. bom ano novo

. coragem (poemas e reflexõ...

.arquivos

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

.tags

. (in)justiça(1)

. 15 curiosidades(1)

. 1984(1)

. 3t(1)

. a infância(1)

. a sombra evasiva(1)

. a última lágrima(1)

. acidente da pepsi(1)

. acusações de pedofilia(2)

. akon(2)

. alien ant farm(1)

. all the things you are(1)

. american music awards 2009(1)

. amor(1)

. aniversário(1)

. another part of me(1)

. anúncios da pepsi(2)

. aquele homem no espelho(1)

. aquilo que o matou(1)

. as condolências(2)

. as contradições de "living with michael(4)

. asas sem mim(1)

. bad(1)

. barack obama(1)

. barbara walters(2)

. bart simpson(1)

. beat it(2)

. berlin 1989(1)

. better on the other side(2)

. beyoncé(1)

. bill clinton(1)

. billie jean(2)

. black or white(2)

. blanket jackson(8)

. blog destacado(1)

. blood on the dance floor(2)

. boys ii men(2)

. brandon jackson(1)

. brooke shields(5)

. bucarest(1)

. but the heart said no(1)

. captain eo(1)

. causas da morte(1)

. charlie chaplin(2)

. children of innocence(1)

. chris brown(2)

. cinco meses(1)

. citações(2)

. confiança(1)

. coragem(1)

. criança mágica(2)

. cry out of joy(2)

. dancing the dream(19)

. diane sawer(2)

. diddy(2)

. earth song(2)

. elizabeth taylor(2)

. funeral(2)

. geraldo(4)

. guiness world records(8)

. heal the world(2)

. history(2)

. homenagem(2)

. human nature(2)

. i just can't stop loving you(2)

. inocência(2)

. jackson 5(5)

. jackson family(3)

. janet jackson(5)

. jermaine jackson(2)

. joe jackson(2)

. jordan chandler(2)

. la toya jackson(3)

. lionel richie(2)

. lisa marie presley(5)

. living with michael jackson(5)

. macaulay culkin(2)

. magical child(2)

. mario winans(2)

. martin bashir(6)

. maury povich(3)

. michael jackson-o legado(2)

. mtv(3)

. natal(2)

. neverland(3)

. off the wall(2)

. paris jackson(9)

. poema(19)

. polow da don(2)

. prince michael jackson(10)

. smile(2)

. smooth criminal(4)

. the game(2)

. the lean(3)

. this is it(8)

. thriller(9)

. tributo musical(4)

. usher(2)

. vma(2)

. will you be there(4)

. todas as tags

.favoritos

. Quero-te

. Insónia

. É À NOITE

. Esfera

. Palavras

. ESSES TEUS CINCO SENTIDOS...

. É

. Porque não pára o tempo?

. Confiança

. Alma

blogs SAPO

.subscrever feeds